quarta-feira, 3 de março de 2010

Twitter: amigo ou inimigo no mundo corporativo?



O twitter hoje deixou de ser visto como uma rede de relacionamento. Há algum tempo ele já é considerado um canal de informação, onde empresas e pessoas convivem num mesmo espaço. Instantâneo e objetivo, é uma ferramenta cada vez mais utilizada por profissionais para saber o que outros profissionais da sua área estão fazendo e para descobrir novas tendências.

O twitter é muito importante para profissionais de comunicação. Nessa área tão dinâmica, é importante manter-se atualizado sobre tudo o que acontece no mundo. E nada melhor do que uma ferramenta que possibilita que as informações venham até você de forma fácil.

Mas a utilização do twitter no ambiente de trabalho pode ser uma “faca de dois gumes”. Ela tanto pode ser benéfica para sua carreira, como pode te prejudicar. Algumas empresas não permitem o uso de ferramentas como o twitter, bem como o uso de redes de relacionamento, como Orkut, Facebook, entre outras, por considerarem-nas “distração”. Em contrapartida, muitas empresas enxergam o twitter como uma fonte de informação para seus funcionários e permitem seu uso indiscriminado. Mas é preciso cautela. Passar muito tempo lendo e escrevendo no twitter pode dar a impressão de ociosidade.

Também é preciso ter critério ao conteúdo do seu twitter. Algumas pessoas gostam de desabafar no twitter, soltar aquilo que está preso na garganta e que não pode ser revelado para aqueles que dividem o mesmo espaço. Mas é aí que mora o perigo! Mesmo para quem possui seu perfil bloqueado, ou seja, ele só é visualizado por quem tem autorização, corre-se o risco de que seus tweets sejam visto exatamente por quem não deveria vê-los. Qualquer post feito pode ser replicado e nós nunca saberemos quem está por trás daqueles que nos seguem.

É importante ser cauteloso ao fazer comentários sobre uma reunião, sobre colegas de trabalho e, principalmente, sobre o que você está fazendo. Falar que “o tempo não passa”, “não tem nada pra fazer”, “está cercado de incompetentes”, culpar alguém por estar trabalhando até tarde ou que “está com preguiça”, são todos comentários muito perigosos.

Ninguém precisa se sentir obrigado a tem um twitter super badalado com os últimos acontecimentos do mercado, nem fazer comentários irônicos e bem humorados sobre os acontecimentos. Cada um escreve o que julgar interessante, mas é prudente evitar que seus posts te prejudiquem.

Existem formas de tornar seu twitter interessante até para quem não te conhece. Seguir profissionais que se destacam na sua área de atuação e retuitar assuntos interessantes, assim como dividir informações valiosas e novidades com seus seguidores, ajudam a passar uma imagem moderna e atual, que podem ser admiradas por entrevistadores.

O sim e o não do twitter

Não reclame. É bom ter cuidado para não acabar sendo taxado de rabugento e evitar que seus tweets sejam alvo de fofocas. Nãotuite’ demais. Se você escreve sem parar, seus seguidores vão parar de prestar atenção ao que você está dizendo. Além disso, pode dar a impressão de que você tem tempo de sobra e trabalho de menos. Não se esqueça: no twitter, menos é mais. São apenas 140 caracteres, lembra?

Sim, busque informações relevantes dentro da sua área e divulgue-as no twitter. Cursos, palestras, livros, peças de teatro, filmes, novidades no mercado. E sim, faça comentários inteligentes sobre os acontecimentos e evite críticas superficiais. Dê retweet ao que julgar interessante, mas cuidado para não fazer apenas isso.

Esse texto teve uma revisão mega especial! ;)