domingo, 1 de novembro de 2009

Besouro - Gostei!

Estou muito chateado pela quantidade de críticas que ando lendo sobre o filme Besouro, do premiado publicitário João Daniel Tikhomiroff. A pior crítica que vi foi da Veja, que diz: “Besouro passa muito longe de preencher qualquer uma das expectativas que suscitou”. Também diz: ”O que realmente deixa Besouro no chão, porém, são as cenas de ação”. E ainda: “(...) o elenco recrutado entre capoeiristas sofre para dar conta do recado”. A jornalista responsável por essa matéria foi Isabella Boscov. Não concordo nem um pouco com ela.

Primeiro, não sei que expectativa existia. Eu não tinha expectativa nenhuma pra falar a verdade, só me interessei pelo filme por ter a capoeira como tema central, como o próprio diretor falou: “um filme que reúne fantasia, romance, ação e aventura, e que tem na capoeira um de seus principais elementos”. A expectativa que ela fala deve ser porque é o primeiro longa de um diretor consagrado na publicidade, mas se é o primeiro longa do cara, não era pra se esperar grandes coisas, não?

Segundo, porque adorei as cenas de luta. Sou capoeirista e vi os golpes da capoeira em todas as cenas de ação, na verdade nunca vi um golpe de capoeira sendo usado pra realmente machucar alguém, pois, como fala no filme, capoeira é dança. No entanto, achei que foi bem colocado os golpes na porradaria. Além disso, o filme é engraçado e o protagonista é um puta negão gostoso. Se ele é um bom ator? Acho que se saiu bem, já que é estreante.

Resumindo, o filme preenche a expectativa que suscitou: contar a história do lendário Besouro, cujas histórias são cantadas até hoje nas rodas de capoeira. Ainda esclarece a crença nos orixás, falando um pouco de cada um deles. Tem aventura, ação, romance e cenas engraçadíssimas. Vale a pena assistir.

3 comentários:

Celamar Maione disse...

Assisti ao trailler de " Besouro" e gostei do que vi.
Fiquei com vontade de quero mais.
Hoje na capa do Segundo Caderno do jornal O Globo tem uma nota sobre o filme : ' Besouro " faz 130 mil espectadores na estreia. Nada mal, heim ?
Beijocas !

Celamar Maione disse...

Errata : " MAU", heim ?
bjs

Carolina de Castro disse...

A Veja só tá falando "potoca" de uns tempos pra cá.
Lamentável..
Beijos