sexta-feira, 10 de abril de 2009

Oxi-biodegradável



Andei procurando por aí algum ovo de páscoa com embalagem reciclada ou biodegradável. Não encontrei. Uma data tão importante para o mundo cristão virou um dia puramente comercial. Ovos e mais ovos estão em todos os pontos de vendas, e quanto lixo iremos produzir nessa páscoa? Será que é tão difícil e tão caro usar material reciclado ou biodegradável? Será que é tão complicado pensar nos danos que aquele material vai produzir na natureza?

Essa semana recebi uma sacola oxi-biodegradável. Pelo que pesquisei elas levam média 18 meses para se degradarem, contra 600 anos dos plásticos comuns. Recebi da loja Riachuelo. Que bom que algumas empresas tem uma atitude como essa.

Fico puta com algumas lojas como a Lojas Americanas que oferece uma sacola para guardar um chiclete. Já foi o tempo que oferecer uma sacola parece uma cortesia.. Se eu for levar algo grande e não couber na minha ecobag, tudo bem. Mas oferecer sacola pra guardar um remedinho é uma enorme estupidez. Pra mim essa história de sacolinha pra todos os tamanhos é uma ofensa. Que a atendente do balcão não perceba isso eu entendo, mas o gerente de marketing não. Os Brasileiros ainda não se conscientizaram dos males das sacolas plásticas. As empresas deveriam ajuda-los, deveriam não incentivar o uso. Cobrar pela sacola vai ser muito pra esse povo, mas simplesmente só dar se a pessoa pedir, é um grande avanço. Quem sabe um cartaz explicando "o pq de não oferecermos sacolas, mas se você quiser (ser egoísta e fazer mal ao meio ambiente) temos uma pra você". Não seria demais?

Deixo meus parabéns para a Riachuelo e um shaime on you para Lojas Americanas.

3 comentários:

PF Cultural disse...

Mas já tão dizendo que esse
plástico biodegradável não é tão biodegradável assim.. Seilá

Unknown disse...

Pois é, tb ouvi falar sobre isso.
Mas acho que ainda é melhor que o plástico...

RES Brasil disse...

Oi, boa tarde. Sou da RES Brasil e representamos a tecnologia d2w da empresa inglesa Symphony para a produção dos plásticos oxi-biodegradáveis d2w. Entendo a preocupação de vocês, que não é diferente da minha como cidadão. No entanto este plástico e tecnologia foram testados e comprovados por universidades e centros de pesquisa no Brasil e no mundo. Se estiverem interessadas posso mandar por e-mail o resumo de todos os testes. É spo enviar solicitação para resbrasil@resbrasil.com.br
Obrigado
Atenciosamente
Eduardo Van Roost
RES Brasil